ASH-30MI
Schleicher sailplanes
schleicher.com
O aeroporto de São Benedito, no Ceará, foi palco, em 11 de Novembro de 2019, de um vôo de longa duração que estabeleceu uma impressionante marca de distância percorrida num verdadeiro desafio de resistência do homem e da máquina.
O feito foi levado a cabo pelos pilotos Sergio Andrade e Silvio Masiero, ambos também engenheiros.
Os dois pilotos conseguiram a façanha de voar por mais de 10 horas e meia, sempre conduzindo sua aeronave unicamente por entre ventos e correntes térmicas, fortes e abundantes na região Nordeste devido ao clima quente e úmido.
Ao término do jornada os dois aviadores haviam percorrido nada menos que 1.100 quilômetros, tendo ligado São Benedito, Campos Sales, União, Granja e retorno a São Benedito. Destas cidades, duas (União e Granja) situam-se no Piaui e as demais no estado do Ceará.
Este voo obedece a parâmetros internacionais do esporte, nomeadamente o triangulo FAI (de Federation Aeronautique Internationale) o qual determina dimensões e proporções que devem ser obedecidos para que o recorde seja reconhecido.
O voo partiu do aeroporto Walfrido Salmito de Oliveira, administrado pelo estado do Ceará, o qual conta com estrutura de apoio à aviação geral e desportiva, com pista pavimentada de 1500 metros por 30 de largura. Conta ainda com terminal de passageiros e capacidade para operação noturna.
A ocorrência do voo nesta região não é coincidência. Situado na Serra do Ibiapaba, também conhecida como Serra Grande, a região é palco de condições atmosféricas adequadas para a prática de volovelismo, o que inclui também os voos de parapentes e asas delta.
Interessante notar que o recorde foi quebrado mas o recordista é o mesmo de antes. Afinal de contas a marca anterior pertencia ao próprio Sergio Andrade, em conjunto com o piloto Itamar Lessa.
Eles haviam voado cerca de 1005 quilômetros em uma hora e vinte e um minutos, com origem no mesmo aeroporto mas descrevendo um triangulo diferente.
Apaixonado pelo esporte, Sergio se diz fascinado pelos voos de longa duração e tem seus feitos reconhecidos pela Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), entidade que representa a FAI no Brasil.
José PEDRO Magalhães Ramos
É um profissional com quase quatro décadas de experiência em aviação. Passou pela Rio Sul e TAM nos anos 1980 e em 1990 ingressou na Vasp onde ficou por 10 anos na área de Engenharia. Criou e operou por 4 anos o site www.aerospace.com.br, hoje extinto e em 2004 entrou na Gol, tendo ficado até 2017 e passado por várias áreas técnicas e de negócios. Atualmente como consultor técnico ainda - e sempre - na área de aviação, dedica seu tempo particular para criar e operar este nosso portal!
|