General Dynamics F-16 Fighting Falcon Public Domain
Aviação
Militar
/ Europa
Substituição
Portugal quer o caça F-35 no lugar de seus F-16
Por: Rafael Ramos
Em 12/7/2023
Lockheed Martin F-35 Public Domain
Portugal, país membro da OTAN, deve substituir seus caças F-16 pelo Lockheed Martin F-35. As aeronaves, no entanto, só começariam a ser recebidas na década de 2030.
O país possui cerca de 30 caças F-16, que remontam de aquisições em 1994 e 1999. Os atuais F-16 devem passar por atualizações para se manterem operantes até o final da década.
No dia 27 de novembro, o general João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP), mostrou planos de aquisição de drones MALE e aeronaves de ataque leve. Também disse que o Lockheed Martin F-35 é a escolha favorita de Portugal entre os caças concorrentes.
“A aeronave F-35 parece ser a aeronave adequada para, no futuro, substituir o atual F-16, uma vez que os Estados Parceiros Europeus migraram do F-16 para o F-35”, disse o General João Cartaxo Alves na passada segunda-feira, durante uma conferência militar sobre transporte aéreo e reabastecimento em voo em Lisboa.
Portugal ainda precisa formalizar o pedido junto aos EUA, o que pode acontecer em breve. Por enquanto, o processo de andamento ainda não está em andamento.
“Esta é uma visão para o futuro, portanto não há atualmente nenhum processo de compra de aeronaves para substituir os F-16”, disse hoje um porta-voz do gabinete da ministra da Defesa de Portugal, Helena Carreras, ao Breaking Defense em comunicado.
Em contrapartida, não houve menção de uma aquisição do F-35 ou de um esforço de substituição do F-16 em Portugal na Lei de Programação Militar (LPM), que estabelece grandes aquisições de defesa e gastos de defesa nacional de longo prazo, que foi aprovada pelo Conselho de Ministros do país em março de 2023.
Se Portugal quiser prosseguir com o F-35, as discussões com os EUA serão o primeiro passo. Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse ao Breaking Defense: “Não podemos divulgar conversas diplomáticas privadas que os parceiros têm conosco sobre as suas escolhas de aquisição”.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|