Traje a jato da Gravity Industries      Divulgação/Gravity      
Tecnologia Militar / Europa


Traje a jato


Tecnologia de voo pode ajudar em aplicações militares e civis


 Por: Rafael Ramos 
 Em 5/7/2021 

Mais Lidas
Traje a jato da Gravity Industries
Divulgação/Gravity

As tecnologias militares não param de evoluir. Nesse caso, irá causar nostalgia a quem já jogou GTA e vai impressionar os olhos de cada um. Um sonho de criança de muitos parece mais próximo da realidade: a mochila a jato. O produto desenvolvido foi um traje a jato.

A Royal Marines, uma parte da marinha real, e a empresa britânica Gravity Industries se uniram para mostrar a usabilidade do seu traje a jato. O aparelho foi utilizado para embarcar em um navio militar em movimento na costa sul do Reino Unido.

O traje teve vários voos testando a sua capacidade para servir de apoio ao embarque marítimo. Os testes foram realizados ao longo de três dias pela Gravity. Entre os que a testaram, estavam o fundador e piloto-chefe de testes Richard Browning, juntamente com 42 comandos da Royal Marines a bordo do HMS Tamar, um navio patrulha offshore da Marinha Real.
As operações de embarque em navios são feitas por um barco, que se aproxima do navio com os tripulantes que irão embarcar. Quando estão perto o suficiente, o navio lança uma escada sobre o barco e, então, ocorre o embarque dos tripulantes por meio da escada. O único meio alternativo de embarque seria utilizando um helicóptero. A utilização do traje a jato para essa finalidade iria agilizar as operações de embarque e possibilitaria o acesso rápido a qualquer parte do navio.

A equipe realizou muitos exercícios de treinamento antes do teste (veja o vídeo do teste no link externo abaixo). Os testes têm sido feitos há meses, sendo que, mais recentemente concluiu um teste com a Força de Operações Especiais Marítimas da Holanda.
Outra aplicação é como um traje para paramédicos aerotransportados em missões de busca e resgate. Assim, seria muito mais rápido e prático alcançar pessoas em locais de difícil acesso, possibilitando ser bem mais rápido e ágil do que um helicóptero. Essa funcionalidade foi testada com a Great North Air Ambulance Service do Reino Unido.

O traje a jato custa cerca de 430 mil dólares, o que seria uma parcela grande do orçamento militar e poderia ser um problema caso a Marinha Real decidisse adotá-lo.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
Todos os direitos reservados, @The_Air_Transport, @The_Aviation_Watch são marcas registradas de JPM Solutions Ltda.
Logotipo vetor criado por BiZkettE1 - br.freepik.com
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com
Circle vector created by alvaro_cabrera - www.freepik.com