Motor GE XA-100, promete mais economia
Divulgação/GE
A GE Aviation, fabricante de motores, construtora de motores tecnológicos para aviões, construiu um motor que promete fornecer o melhor da propulsão em voo subsônico e em supersônico. O motor se chama XA100, o primeiro de ciclo adaptativo da empresa. O desenvolvimento do motor começou em 2007, contou com financiamento da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) e os testes começaram em dezembro de 2020.
“Ficamos excepcionalmente satisfeitos com o desemprenho do motor durante o teste”, conforme David Tweedie, gerente geral da GE Edison Works para motores de combate avançados.
Infográfico sobre o XA-100
Divulgação/GE
Como o motor atendeu aos objetivos do Programa de Transição do Motor Adaptável da USAF (AETP), Tweedie completou: “Estamos ansiosos para trabalhar com a Força Aérea e outras partes interessadas para identificar os próximos passos para trazer essa capacidade revolucionária de célula de teste para as mãos do guerreiro.”
Os motores possuem diversas tecnologias que permitiriam um aumento de empuxo de 10% e redução de até 25% do consumo de combustível. Outras melhorias poderiam resultar em um consumo até 30% menor em aeronaves supersônicas.
O motor turbofan comum apresenta dois caminhos para o ar passar, o ciclo quente e o frio. Já o motor de ciclo adaptativo acrescenta um fluxo de ar secundário em condições de velocidade de cruzeiro. Esse fluxo pode ser fechado quando é necessário acelerar rapidamente. Há também um duto onde ocorre a passagem do ar frio, podendo ser utilizado para refrigerar o motor, consequentemente aumentando e eficiência na parte quente.
Espera-se que a primeira aplicação do motor seja no Lockheed Martin F-35, que hoje é equipado com motores Pratt & Whitney F135. O caça equipado com o novo motor teria:
• Melhoria de 50% no tempo de espera (voo em estação sobre a área geral do alvo, esperando a ordem ou oportunidade para atacar;
• Aumento de 35% no alcance de voo;
• Redução de 25% no consumo de combustível;
• Aumento de 60% na dissipação de calor dos sistemas da aeronave (com armas a laser em mente.
Veja o vídeo do motor no link externo abaixo.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|