Forest Katsch/Unsplash
Tecnologia
Militar
/ Rússia
Na mira do S-500
Sistema antiaéreo russo é capaz de interceptar futuros mísseis hipersônicos LRHW dos EUA, dizem fontes
Por: Gabriela Ramos
Em 5/20/2021
S-400 Modelo anterior ao S-500 ????????, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O sistema russo S-500 é capaz de interceptar os mísseis hipersônicos LRHW, segundo fontes da indústria de defesa da Rússia.
O LRHW é um sistema de armas hipersônicas de longo alcance que serão utilizadas pelos Estados Unidos a fim de poder atacar a Rússia do espaço em um possível conflito. Espera-se que sua velocidade máxima chegue a 21 mil km/h e que poderá abater alvos a até 2,7 mil quilômetros de distância.
Segundo a fonte, "o mais recente sistema de defesa antimísseis S-500 Prometei é capaz de interceptar armas aeroespaciais hipersônicas em manobra, voando a velocidades ainda maiores. Desta forma, os sistemas americanos LRHW indicados nas publicações da mídia enquadram-se na classe de alvos que o S-500 intercepta com alta probabilidade. (...) Considerando o fato de que no conceito do LRHW a ogiva será um planador deslizante hipersônico pouco manobrável, será fácil de derrubar para o S-500”.
Mais avançado do que o norte-americano Patriot Advanced Capability-3 e que o russo S-400, utilizado atualmente, o sistema S-500 é capaz de interceptar alvos em altitudes elevadas e a longas distâncias, oferecendo uma maior defesa contra mísseis, com um alcance de aproximadamente 600 quilômetros.
O S-500 possui um radar móvel próprio que o possibilitará expandir a defesa antimíssil a mais de uma região, sendo capaz de revelar os alvos do tipo LRHW, segundo os poucas informações divulgadas de forma pouco detalhada pelas fontes militares russas.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|