Boeing F/A-18 Super Hornet Public Domain
Tecnologia
Militar
/ EUA
Aviação robótica
MQ-25 da Boeing faz história se tornando primeira aeronave não tripulada a realizar um reabastecimento em voo
Por: Rafael Ramos
Em 6/10/2021
Boeing MQ-25, drone usado no reabastecimento Reprodução/Boeing Defense
Na última sexta feira, 4 de junho, a Boeing usou um drone para reabastecer um caça F/A-18 Super Hornet. O voo bem sucedido do MQ-25 Stingray mostrou, pela primeira vez, que uma aeronave não tripulada foi bem sucedida no processo de reabastecimento.
“Este voo estabelece a base para a integração no ambiente da transportadora, permitindo uma maior capacidade em relação aos conceitos de equipes tripuladas e não tripuladas.” “O MQ-25 aumentará muito o alcance e a resistência da futura asa aérea dos porta-aviões - equipando nossos porta-aviões com ativos adicionais no futuro.”, como diz o Contra-almirante Brian Corey, que supervisiona o Escritório Executivo do Programa de Aviação Não Tripulada e Armas de Ataque.
Os testes com o MQ-25 T1 continuarão ao longo dos próximos meses sendo testes de motor e demonstrações de manuseio de convés a bordo de um porta-aviões, o que deve acontecer ainda este ano.
O MQ-25A Stingray será a primeira aeronave não tripulada baseada em porta-aviões operacional do mundo que trará a possibilidade de reabastecimento aéreo e inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), o tornando uma aeronave extremamente útil em vários tipos de missão, uma vez que deve liberar caças e pilotos do serviço de reabastecimento em voo durante as missões.
O programa também pretende expandir os testes para outros receptores também.
o chefe do programa de aviação não tripulada da Marinha, Chad Reed, disse que este é “o primeiro passo em direção a um futuro em que a frota baseada em transportadores é aumentada por sistemas não tripulados”.
Veja o vídeo no Twitter da Boeing Defense no link externo a baixo.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|