AT-802U, aeronave agrícola largamente utilizada Divulgação
Aviação
Agrícola
/ Brasil
Nova proposta
Aviação agrícola passará por modernização; ANAC realizará reunião participativa sobre o tema
Por: Rafael Ramos
Em 6/28/2021
M-18A Dromader Nachoman-au, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A aviação agrícola passou por alguns processos de modernização ao longo do tempo. Nesse sentido, a sua regulamentação também precisa ser modernizada. O programa Voo Simples, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), trata da modernização do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) n° 137, de modo a simplificar procedimentos e desburocratizar a aviação civil brasileira.
Uma reunião participativa será feita no dia 6 de julho sobre “Nova perspectiva regulatória para a Aviação Agrícola”, das 14h às 16h30. A reunião será transmitida no canal oficial do Youtube da ANAC e o público-alvo é o de operadores aeroagrícolas.
Durante a reunião, serão discutidos temas como o novo processo de certificação de operadores aeroagrícolas comerciais, a nova filosofia de segurança operacional aplicada às operações agrícolas e de combate a incêndio e a nova abordagem de fiscalização das operações. O evento será aberto para perguntas ao vivo por parte do público-alvo. Os espectadores do evento também poderão mandar suas perguntas por meio do aplicativo “Slido”, que terá acesso disponível durante o período de transmissão da reunião.
O RBAC n° 137, que trata de temas como certificação de empresas de aviação agrícola, limitações para operadores não comerciais, regras para aeronaves e equipamentos, gerenciamento de segurança, áreas de pouso e condições atmosféricas, entre outros, data de 2012. Desde então, quatro processos de atualização foram feitos. No entanto, mais atualizações e adaptações precisam ser feitas.
Contém informações da ANAC.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|