M-18A Dromader Nachoman-au, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Aviação
Agrícola
/ Brasil
Novo modelo de negócios
Amaro Aviation opera na aviação agrícola com um modelo de compartilhamento de aeronaves
Por: Rafael Ramos
Em 7/26/2021
Grumman Ag Cat Domínio Público
A Amaro Aviation trabalha com compartilhamento de aeronaves. Sua mais recente ideia para captar clientes do agronegócio é usar aviões que consigam operar em pistas curtas ou não pavimentadas.
A empresa está trazendo para o Brasil duas aeronaves suíças para o compartilhamento no agronegócio através de cotas. Este não é um tipo de negócio novo, sendo que já é usado há quase 60 anos nos EUA. Porém, nunca funcionou no Brasil por causa da burocracia, questão que foi recentemente resolvida pela Anac.
“Financeiramente falando, a decisão mais lógica para o homem do agro ou qualquer empresário executivo, é que você tenha uma parte da propriedade de um avião e use as horas que você precisar. Nós vendemos oito cotas por aeronave, cada uma dá direito a 100 horas por ano, o que é muito mais que a média brasileira de voo, de 70 horas. Você compra uma propriedade compartilhada, paga 1/8 do avião, 1/8 da despesa e usa 100 horas”, explica David Barioni, CEO e sócio da Amaro Aviation.
A ideia da companhia é facilitar para o trabalhador do agronegócio, uma vez que o avião deve ser visto como uma ferramenta de trabalho para o agro. Das mais de 4400 pistas de pouso e decolagem do Brasil, pelo menos 2000 não são pavimentadas.
“A Amaro foi a primeira empresa a se adequar a isso. O administrador fica responsável por toda situação relativa ao avião. Operação, vínculos trabalhistas, cível, criminal, qualquer ocorrência. O proprietário tem que cuidar do negócio e da fazenda dele. Do avião, nós cuidamos.”
Pilatus PC-24, primeiro avião da Amaro Aviation, que chegou no último dia 1 Acroterion, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|