Divulgação/Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Aviação
Agrícola
/ Brasil
Produtividade agrícola
ANAC abre pesquisa sobre a tomada de subsídios para o uso de drones para pulverização agrícola
Por: Gabriela Ramos
Em 7/29/2021
Drone Pelicano 2020 SkyDrones Divulgação/SkyDrones (captura de tela)
A Agência Nacional de Aviação Civil convocou, até 10 de setembro, participação sobre a tomada de subsídios para debater o uso de drones de classe 2 para pulverizações agrícolas. Drones de classe 2 são os que possuem peso máximo de decolagem entre 25 e 150 kg.
Espera-se, com isso, observar mais detalhadamente as características técnicas e operacionais deste tipo de procedimento agrícola, a fim de aumentar a produtividade dos campos rurais.
Com tal iniciativa, a ANAC busca promover o desenvolvimento do setor de drones no Brasil. A determinação está em conformidade com os trabalhos da Agenda Regulatória da Agência.
A pesquisa está disponível on-line através do link abaixo e qualquer pessoa com interesse e participação nesse mercado pode responder, embora o teste seja direcionado principalmente a fabricantes e representantes de drones de classe 2 de uso agrícola. O questionário envolve questões de cenário operacional, características de projeto e manutenção e formação de piloto remoto.
Junto com o questionário, a ANAC também está estudando a realização de testes em campo, a fim de avaliar melhor este setor na prática.
A Coordenadoria de Drones e Novas Tecnologias também está recebendo o contato de pessoas interessadas em exibir seus produtos ou serviços de pulverização agrícola com drones, através do e-mail cdnt.gcpp@anac.gov.br.
A partir dos resultados, serão desenvolvidos possíveis cenários operacionais para identificar critérios técnicos que garantam uma maior segurança nesse tipo de operação.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|