F-15 U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Samuel Rogers, Public domain, via Wikimedia Commons
Aviação
Militar
/ Oriente Médio
Combate em Gaza
Iron Dome, sistema de defesa aérea de Israel, quase abate um de seus próprios jatos F-15 por engano
Por: Gabriela Ramos
Em 8/2/2021
F-15 from Israeli Air Force Tech. Sgt. Kevin Gruenwald, Public domain, via Wikimedia Commons
Durante os recentes conflitos entre Israel e grupos extremistas baseados em Gaza, um míssil Iron Dome quase atingiu uma aeronave israelense, de acordo com a Força Aérea de Israel.
De acordo com uma reportagem da mídia local, um míssil interceptor disparado contra um foguete lançado de Gaza chegou muito perto de atingir um F-15 que sobrevoava a região. O míssil foi destruído por operadores do Iron Dome momentos antes de colidir com a aeronave, mas estilhaços do interceptor acabaram atingindo-a.
Contudo, outra reportagem de outra fonte afirmou que o míssil teria sido disparado contra o F-15 deliberadamente, ao tê-lo confundido com um foguete em direção a Israel. Segundo este relatório, foi “um milagre” ninguém ter se ferido.
De acordo com as duas reportagens, a Força Aérea de Israel confirmou o incidente e afirmou que o ocorrido se deu no auge do conflito, durante pesadas barragens de foguetes disparados contra Israel a partir de Gaza.
Os militares envolvidos afirmaram ter aprendido lições com o incidente. “Este é um incidente complexo, no qual a Força Aérea é obrigada a interceptar foguetes e ao mesmo tempo atacar Gaza. “Estamos investigando o incidente para fazer melhorias, bem como continuar para realizar missões pelo bem da segurança dos que estão em Israel”, afirmaram os militares em um comunicado à imprensa.
Este não foi o primeiro incidente publicamente reconhecido em que o Iron Dome travou em uma aeronave israelense: durante o combate, o exército admitiu que o sistema de defesa antimísseis havia derrubado um dos drones das Forças de Defesa de Israel.
A queda do drone Skylark foi relatada pelo diário Haaretz, que afirmou que o incidente causou preocupação na Força Aérea Israelense, tendo em vista a ordem de que as defesas aéreas do país deveriam ser capazes de identificar aeronaves inimigas e derrubá-las.
A capacidade do Iron Dome de diferenciar aeronaves hostis das não hostis foi a principal razão pela qual uma autoridade internacional de aviação deu autorização a Israel para manter seu espaço aéreo aberto a voos comerciais durante o conflito, de acordo com o Haaretz.
O sistema Iron Dome interceptou diversos foguetes disparados contra Israel durante a Operação Guardião das Muralhas, nome dado aos 11 dias de conflito iniciado em 10 de maio, após o Hamas ter disparado foguetes contra Jerusalém durante a intensificação das tensões entre Israel e Palestina.
As Forças de Defesa de Israel, além de terem interceptado uma série de drones lançados contra Israel, também responderam com aproximadamente 1.500 ataques aéreos contra alvos em Gaza.
As informações são do The Times of Israel.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|