A380 Divulgação/Airbus
Aviação
Comercial
/ Oriente Médio
Qatar x Airbus
Companhia catarense suspende entregas da Airbus após descobrir “degradação acelerada” da fuselagem da sua frota de A350
Por: Gabriela Ramos
Em 8/6/2021
A380 Divulgação/Airbus
Em nota publicada ontem, 05 de agosto, a Qatar Airways afirmou ter encontrado danos não especificados em uma de suas aeronaves Airbus A350 durante uma revisão regular. A companhia afirma que a fuselagem, por baixo da pintura, está se degradando em ritmo acelerado.
Com isso, a companhia retirou de operação 13 aeronaves do modelo e suspendeu as entregas de novas aeronaves até que se estabeleça a causa do problema e que uma solução seja encontrada. A Qatar Airways possui 53 aeronaves A350 em sua frota, contando com as versões -900 e -1000.
Akbar Al Baker, CEO da Qatar, afirmou: “Com este mais recente caso, esperamos sinceramente que a Airbus trate este assunto com a devida atenção que ele requer. A Qatar Airways não aceitará nada além de aeronaves que continuem a oferecer a seus clientes o mais alto padrão possível de segurança e a melhor experiência de viagem que eles merecem. A Qatar Airways espera que a Airbus tenha estabelecido a causa raiz e corrigido permanentemente a condição subjacente para a satisfação de nossos padrões e dos requisitos de nosso regulador, antes de recebermos qualquer outra aeronave A350”.
Além disso, a companhia informou que está cooperando com os principais locadores de A350 do mundo, que já começaram a realizar inspeções em suas aeronaves. A Qatar afirmou que também trabalha agora para colocar sua frota de A330 de volta em operação, buscando compensar parte do impacto causado por este episódio.
No comunicado, a companhia afirmou que “a segurança dos passageiros continua sendo a principal preocupação da Qatar Airways. A companhia aérea fará todo o possível para garantir que seus passageiros não sejam incomodados pela retirada obrigatória dessas aeronaves de serviço e se esforçará para encontrar soluções alternativas para oferecer o alto padrão de serviço usual a todos. A Qatar Airways já tomou medidas para retornar sua frota de A330 ao serviço com efeito imediato para compensar parte do impacto da frota de A350 em solo e atualmente está procurando outras soluções também”.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|