Russian hypersonic missile launching Divulgação/Ministério de Defesa da Rússia
Tecnologia
Militar
/ Ásia
Novo sistema de detecção
Japão considera utilização de drones para detecção de mísseis hipersônicos
Por: Gabriela Ramos
Em 8/11/2021
Russian missile Tsirkon Divulgação/Ministério de Defesa da Rússia/Via Reuters
No último sábado, 7 de agosto, o Ministério da Defesa do Japão anunciou um plano para começar a utilizar drones com sensores infravermelhos para detecção de mísseis hipersônicos, em resposta à China e à Rússia, que estão desenvolvendo armas de alta velocidade. Além disso, segundo a mídia, o Japão também está buscando conter o surgimento de uma nova classe de mísseis balísticos.
O sistema de detecção infravermelho que será adicionado aos drones ainda não foi revelado, mas de acordo com o relato, o sistema já existe e foi desenvolvido para detectar ataques de mísseis balísticos. Aparentemente, a “verificação de tecnologias” foi concluída em 2019.
O drone, que seria capaz de voar durante longos períodos e que “operaria no espaço aéreo mais perto do inimigo”, carregaria no ar o pequeno sensor infravermelho.
Como muitos países têm começado a desenvolver mísseis hipersônicos, é do interesse de muitos o desenvolvimento de um sistema capaz de detectar um ataque destes cedo o suficiente para responder com alguma chance de sucesso.
Além disso, serão utilizados múltiplos drones, de modelos ainda não revelados, para monitorizar o espaço aéreo e transmitir às estações terrestres os dados recolhidos.
Para serem detectados, os mísseis hipersônicos chineses, DF-17, e os russos, Avangard, exigem, segundo a mídia, o desenvolvimento de novas tecnologias de detecção.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|