Ken Yam/Unsplah
Infraestrutura
Aeroportos
/ Brasil
Demanda não atendida
Aeroporto de Santa Catarina ainda não recebeu segunda pista; representantes cobram o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas
Por: Rafael Ramos
Em 8/18/2021
Navegantes Airport Image: Infraero
Em uma audiência pública ocorrida no dia 17 de agosto, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI), representantes de Santa Catarina cobraram Tarcísio Freitas, ministro da infraestrutura sobre a construção da segunda pista do aeroporto de Santa Catarina.
No último mês de abril, foi feita uma concessão. A concessionária responsável pelo aeroporto agora é a CCR. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsky, tenta compor um acordo entre a Procuradoria-Geral de Santa Catarina, o ministério da Infraestrutura e a concessionária, porém o estado questionou na justiça o fato de que a obrigatoriedade de construção da segunda pista foi retirada do edital de licitação.
Os parlamentares afirmam que a obra para construção da segunda pista é fundamental para aumentar as capacidades do setor produtivo e a facilidade para os passageiros que utilizam o aeroporto, auxiliando, assim, na economia do vale do Itajaí. Inclusive desapropriações de terrenos já foram feitas na região para que o empreendimento possa se tornar possível.
“Precisamos de uma posição, pois o investidor tem que ter segurança jurídica para investir. Esse aeroporto serve para importação e exportação de produtos com valor agregado, além de atender o setor de turismo.” afirmou o senador Esperidião Amin (PP-SC).
Por sua vez, o ministro Tarcísio Freitas disse que o Aeroporto de Navegantes está recebendo 600 milhões de reais para ter a sua capacidade ampliada de 1,8 milhão de passageiros por ano para 8 milhões de passageiros/ano. Consequentemente a capacidade de transportar cargas também vai aumentar.
O ministro disse também que, se houver demanda pela pista, ela será construída. “O trabalho de desapropriação não se perde. Havendo a necessidade, vamos disparar o gatilho e faremos a segunda pista. A área já está lá e não há nenhum tipo de risco”, disse.
O Texto contém informações do Senado Federal.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|