C-17 U.S. Air Force, Public domain, via Wikimedia Commons
Aviação
Comercial
/ Oriente Médio
Situação desesperadora
Em um C-17 Globemaster III lotado, cerca de 640 afegãos fogem do país
Por: Gabriela Ramos
Em 8/18/2021
Afghans in a crowded C-17 Reprodução/Instagram @guardian_us
Desde que o Talibã assumiu o controle no Afeganistão, o mundo tem assistido imagens de completa angústia protagonizadas por afegãos que tentam desesperadamente deixar o país através do aeroporto de Cabul.
Uma dessas imagens, publicada pelo portal Defense One, mostra o interior de uma aeronave militar dos EUA, o C-17 Globemaster III, ocupado por cerca de 640 pessoas, o maior número já transportado por esse modelo de aeronave. Entre os refugiados havia mulheres e crianças.
Fontes oficiais do governo estadunidense afirmaram ao jornal britânico The Guardian que os refugiados foram transportados em segurança até o Qatar no domingo.
A aeronave não poderia transportar uma quantidade tão grande de pessoas, mas em meio ao caos vivido no aeroporto de Cabul nos últimos dias, diversas pessoas em pânico acabaram embarcando no avião para tentar sair do país.
Cabul era a última das grandes cidades que ainda não havia sido dominada pelos talibãs. Contudo, no domingo, após a retirada dos últimos militares estadunidenses e o abandono do presidente Ashraf Ghani, o grupo extremista dominou a capital e declarou o fim da guerra, que durou duas décadas. Desde então, cenas de pânico têm sido vivenciadas no aeroporto da capital, onde milhares de afegãos tentam deixar o país.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|