F-35A Richard Schunemann/Unsplash
Tecnologia
Militar
/ Rússia
“Não há alvos invisíveis”
Projetista afirma que radares russos são capazes de detectar qualquer avião
Por: Gabriela Ramos
Em 8/26/2021
F-22 Terence Burke/Unsplash
Pavel Sozinov, projetista principal e vice-diretor-geral da fabricante russa de radares e sistemas antiaéreos Almaz-Antey, afirmou à Sputnik News que radares russos são capazes de detectar os caças F-22 e F-35 dos Estados Unidos. "Atualmente para nós não há alvos invisíveis. As aeronaves tripuladas em qualquer versão, sejam furtivas ou convencionais, tais como F-15, F-16, são todas perfeitamente detectadas por nossos radares, nossos sistemas antiaéreos fornecem uma proteção segura contra elas”, afirma Sozinov. "Apesar de alguma redução das zonas de detecção dos F-22 e F-35, é assegurado o funcionamento eficaz contra eles de nossos avançados sistemas de radar", acrescenta.
Sozinov ainda aponta que a tecnologia furtiva "tem como objetivo reduzir, em condições de interferência, as zonas de detecção dessas aeronaves e, consequentemente, suas zonas de impacto”. Contudo, "a redução das possíveis zonas de impacto é compensada pelo aumento do potencial energético e pela proteção contra interferências de nossos sistemas modernos".
Durante o ano passado, “voos de caças de baixa visibilidade de países da OTAN” foram detectados pela estação de radar além do horizonte Konteiner, afirmou a RTI.
Com informações da Sputnik News e do portal Defesa.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|