Ken Yam/Unsplash
Infraestrutura
Aeroportos
/ Brasil
Novo meio de acesso
Veículo sobre trilhos ligará o Aeroporto de internacional de Guarulhos, em São Paulo, Brasil a linhas de trem
Por: Gabriela Ramos
Em 9/10/2021
Robert Hrovat/Unsplash
O Aeroporto Internacional de Guarulhos irá dispor de um novo meio de transporte, mais rápido e moderno, para acessar o terminal: o Automated People Mover (APM), um tipo de veículo sobre trilhos completamente automatizado. O novo veículo irá ligar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13 - Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O contrato para a construção do modal foi assinado na última quarta-feira, 8 de setembro, pelo Ministério da Infraestrutura e a concessionária GRU Airport, administradora do terminal.
As obras estão previstas para terem início em janeiro de 2022 e tem duração de 24 meses.
Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, afirmou: “São Paulo e toda a grande São Paulo têm um volume de demanda da infraestrutura, especialmente de meios de transporte. É destaque que precisa ter aqui um equipamento de ponta. E é isso que estamos trazendo hoje para o maior aeroporto do país, para o maior aeroporto da América do Sul. Estamos trazendo um equipamento de ponta que representa efetivamente o que Guarulhos é para o Brasil e para o mundo”.
A ação integra o Setembro Ferroviário, temporada de ações federais para incentivar o transporte por trilhos no país.
O investimento previsto para a realização do projeto é de R$ 271,7 milhões.
No total, serão 2.371 metros de extensão, com três veículos capazes de transportar 200 pessoas cada um. Além disso, os veículos contarão com ar-condicionado e wi-fi, além de espaços para acomodar bagagens e um painel de informações conectado ao aeroporto. Em Guarulhos, terão estações nos três terminais do aeroporto junto à CPTM.
Atualmente, a ligação entre o Terminal de Guarulhos e a Estação Aeroporto da Linha 13 – Jade da CPTM, é feita através de ônibus oferecidos pela GRU Airport. A viagem pode chegar a durar até 10 minutos, com alguns desconfortos, como a possibilidade de pegar ônibus cheios e ter de carregar as malas. Com o novo veículo, espera-se que o tempo total de viagem e de espera seja de 6 minutos, e será necessária apenas uma baldeação. Além disso, os passageiros serão deixados na porta de cada um dos terminais.
Marcelo Sampaio afirma que “People Mover, monotrilho, integração do aeroporto com o metrô, seja qual for o nome que a população vai dar, sem dúvida nenhuma ele é um imperativo à necessidade de mobilidade, de conexão desse aeroporto com a sociedade local, especialmente aqui no estado de São Paulo”.
O People Mover utilizará a tecnologia aeromóvel, já implementada em aeroportos internacionais. É um sistema de baixo consumo energético e baixo custo construtivo, já que utiliza estruturas leves. Ele dispõe de rodas e trilhos de aço com propulsão pneumática localizada fora dos veículos.
Além disso, o veículo também não emite poluentes. “Vamos deixar de emitir CO2, vamos estar substituindo por uma tecnologia limpa, uma matriz energética cada vez mais limpa”, afirma Sampaio.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|