Daniel de Cientis/Unsplash
Infraestrutura
Aeroportos
/ Brasil
Ampliação
Aeroporto de Bonito terá mais capacidade e pretende ser aeroporto internacional
Por: Rafael Ramos
Em 2/1/2021
Bonito Airport Image: Seinfra
O Aeroporto de Bonito vem recebendo investimentos do governo do Estado do Mato Grosso do Sul de modo a ampliar a sua capacidade operacional. A ampliação da capacidade do aeroporto deve garantir que ele seja apto a receber voos internacionais.
Desde 2017, o aeroporto está sob administração do estado, já que houve o rompimento com a concessionária privada que o administrava. A intervenção do estado foi primordial para manter o aeroporto em condições de operação e para a obtenção de recursos para as obras.
“Se não fosse a parceria da Secretaria de Aviação Civil, estaríamos praticamente com a interdição do aeroporto. [...] Turismo é emprego, movimentação econômica, geração de oportunidades, e estamos ampliando o número de voos para Bonito”, disse o governador Reinaldo Azambuja.
O aeroporto participa do Programa Decola MS, que diminui o ICMS do querosene. Além disso, a segurança do aeroporto foi reforçada com a Instalação do PAPI (Indicação de Percurso de Aproximação de Precisão). O PAPI é o sistema de iluminação na cabeceira da pista que informa o piloto a altitude correta na aproximação. As obras são todas feitas nas normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Outras obras, como ampliação da seção de controle a incêndios, recapeamento e drenagem da pista e das áreas de escape e taxiamento das aeronaves também foram feitas, além de obras internas no aeroporto. Ao todo, já são mais de 4 milhões de reais em investimentos federais e do estado.
“Vamos captar voos charters, no próximo ano, e receberemos futuramente voos internacionais de grandes emissores, como Paraguai e Bolívia, com a Rota Bioceânica”, diz Augusto Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB).
O texto contém informações do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|