MQ-9 Reaper U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Brian Ferguson, Public domain, via Wikimedia Commons
Aviação
Militar
/ Oriente Médio
Conflito com EUA
Abdul Hamid al-Matar, líder da Al-Qaeda, é morto em ataque com drone Reaper
Por: Gabriela Ramos
Em 10/25/2021
MQ-9 Reaper Lt. Col. Leslie Pratt, Public domain, via Wikimedia Commons
O líder da Al-Qaeda, Abdul Hamid al-Matar, foi morto em um ataque aéreo realizado em 22 de outubro no Noroeste da Síria. O Exército dos Estados Unidos afirma ser responsável pelo ataque e, de acordo com o Comando Central dos EUA, a aeronave utilizada foi do modelo MQ-9, pilotada remotamente. Ainda de acordo com o Comando, não há indícios de vítimas civis.
O porta-voz do CENTCOM, Major do Exército dos EUA John Rigsbee, afirmou que “a Al-Qaeda continua sendo uma ameaça para a América e nossos aliados. A Al-Qaeda usa a Síria como um porto seguro para reconstruir, coordenar com afiliados externos e planejar operações externas”.
Rigsbee afirmou ainda que a Al-Qaeda também usa a Síria como base para ameaças que chegam à Síria, Iraque e além. “A morte deste líder sênior da Al-Qaeda interromperá a capacidade de organização terrorista de planejar e realizar ataques globais que ameaçam cidadãos americanos, nossos parceiros e civis inocentes”, afirma.
O ataque foi realizado apenas dois dias depois de um posto militar dos EUA no Sul da Síria ter sido alvo de drones e fogo indireto, “em um ataque deliberado e coordenado”, segundo ele. Nenhum funcionário dos Estados Unidos ficou ferido no ataque.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|