Cessna Grand Caravan EX Image: Cessna
Aviação
Executiva
/ Brasil
Aviação limpa
Flapper quer transformar seus Cessna Grand Cravans em elétricos
Por: Rafael Ramos
Em 11/16/2021
Cessna Caravan Image: Cessna
Em parceria com a MagniX, empresa de aviação elétrica, a Flapper, companhia brasileira de fretamento aéreo sob demanda, anunciou um acordo para a aquisição de até 20 unidades de propulsão elétrica (EPUs) do modelo magni650 para que seja possível fazer a conversão do Cessna Grand Caravan para utilizar a propulsão elétrica.
A unidade de propulsão elétrica da MagniX tem potencial para impulsionar o Cessna Grand Caravan, atualmente utilizado pela Flapper em serviços regulares de passageiros em São Paulo e em serviços de carga na América Latina. O motor apresenta boa confiabilidade e desempenho compatível com as necessidades, além de poder trabalhar com fontes de energia diversas, como baterias ou células de combustível.
O uso do propulsor pode garantir aviões mais sustentáveis, além de reduzir o custo operacional e manter a elevada segurança que o Cessna Grand Caravan oferece.
“Estamos entusiasmados com a parceria realizada com a magniX, líder na indústria de aviação elétrica internacional”, afirma Paul Malicki, CEO da Flapper.
“Nosso acordo com a Flapper abre caminho para o transporte aéreo de passageiros e cargas com zero emissão de carbono no Brasil e na América Latina”, comenta Roei Ganzarski, CEO da magniX.
O contrato prevê que a Flapper irá contribuir no planejamento, revisão e coordenação do processo de certificação dos novos propulsores do avião. Além disso, deve fornecer consultoria técnica e realizar testes de voo. O lançamento está previsto para 2024.
Com grandes ambições, a Flapper quer neutralizar as emissões de carbono até 2025. Embora a aviação executiva seja um setor menor da aviação, responsável por apenas 0,6% das emissões totais de CO2, é ótima para testes de tecnologias que tenham menor impacto ambiental.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|