F/A-18 Super Hornet Image: Public Domain
Aviação
Militar
/ Oriente Médio
Arsenal
Kuwait recebe primeiras unidades do Eurofighter Typhoon; F/A-18 E/F Super Hornet também será adquirido
Por: Rafael Ramos
Em 12/9/2021
Eurofighter Typhoon Image: Public Domain
Durante o dia 8 de dezembro, em cerimônia na sede da fabricante Leonardo, em Caselle, na Itália, a Força Aérea do Kuwait recebeu suas duas primeiras unidades do Eurofighter Typhoon. A versão é a Tranche 3, a mais recente do caça. Os aviões devem ir para o Kuwait na semana que vem.
Em 2016, o governo do Kuwait assinou um acordo com a Leonardo, no valor de 8,7 bilhões de dólares, para a aquisição de 22 caças Eurofighter Typhoon monopostos e seis bipostos. O acordo também comtemplava itens de suporte e treinamento para os pilotos, bem como suporte logístico por três anos. As entregas estavam previstas para serem iniciadas em 2019, porém o cronograma sofreu atrasos.
Os caças são equipados com o radar AESA Captor-E, um pod de mira avançada AN/AAQ-33 Sniper entre outras. Também estarão equipados com mísseis ar-solo Brimstone e o míssil de cruzeiro Storm Shadow.
“Este é um marco em nossa estratégia abrangente para gerar um salto quântico no preparo da Força Aérea do Kuwait e o fruto de uma longa história de cooperação de defesa com a Itália”, disse o segundo em comando da KAF.
A aquisição dos caças faz parte de um programa de renovação da aviação de caça do Kuwait. Além dos jatos Eurofighter, o país adquiriu, em 2018, 28 unidades do F/A-18 E/F Super Hornet em sua versão mais atualizada por 10 bilhões de dólares.
As primeiras unidades do Super Hornet já foram entregues à Marinha dos EUA e nos próximos meses devem ser repassados para a Força Aérea do Kuwait, mas também sofreram atrasos em seu cronograma por causa da pandemia.
Todas as aeronaves devem substituir a frota do F/A-18 C/D Hornet, que já acumula 30 anos em serviço. No mês passado, a Força Aérea Real da Malásia demonstrou interesse em adquirir caças F/A-18D Hornet usados pelo Kuwait.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|