Ross Parmly/Unsplash
Aviação
Agrícola
/
Descarbonização
Iberia e Cepsa vão trabalhar em alternativas para a sustentabilidade da aviação
Por: Rafael Ramos
Em 1/24/2022
Airbus A321 Iberia Bene Riobó, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Hoje, dia 24 de janeiro, a Iberia e a Cepsa, procurando mudanças que aumentem a sustentabilidade do setor, anunciaram uma parceria visando a descarbonização do setor. O acordo é no sentido de pesquisar e desenvolver combustíveis de origem sustentável e para estudar alternativas, como o uso do hidrogênio e o uso da eletricidade.
A parceria também deve promover mobilidade sustentável para as aeronaves e os veículos que prestam serviços nos aeroportos.
O Grupo IAG, gruo de empresas aéreas da qual a Iberia faz parte, já colocou como meta a emissão zero de poluentes até 2050, com um mínimo de 10% de seus voos usando SAF (Combustível Sustentável de Aviação) até 2030.
“Este projeto, que contempla a investigação e testes de voo com SAF, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescenta a Iberia, que salienta a experiência da Cepsa nesta matéria, uma vez que a empresa já produz biocombustível há mais de 10 anos.
“Esta aliança mostra o compromisso da Cepsa com a sustentabilidade e a sua firme determinação em apoiar os nossos clientes, proporcionando-lhes soluções viáveis que acelerem a sua transição energética. Como referência no fornecimento de combustíveis para o setor da aviação, partilhamos com o Grupo Iberia o objetivo comum de promover a descarbonização dos transportes como ferramenta de combate às alterações climáticas”, disse Maarten Wetselaar, CEO da Cepsa.
Para atingir os objetivos, é necessário que os combustíveis sustentáveis tenham preços acessíveis. Este acordo deve ajudar nesse sentido também.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|