Gary Loparter/Unsplash
Aviação
Comercial
/ África
Resgate em andamento
Cessna 208B cai no oceano Índico
Por: Rafael Ramos
Em 3/2/2022
Um Cessna 208B Grand Caravan caiu nas profundezas do Oceano Índico, no arquipélago de Comores, na ilha de Mohéli, localizado na parte norte do canal de Moçambique. O avião operado pela AB Aviation caiu no sábado, dia 26 de fevereiro.
O Cessna de matrícula 5H-MZA transportava 12 passageiros e dois tripulantes. O voo era bastante curto, do Aeroporto Internacional Príncipe Said Ibrahim (HAH) em Moroni para o aeroporto Bandar Es Eslam (NWA) de Mohéli, com cerca de 100 km de distância. Aproximadamente 40 minutos depois da decolagem, o avião desapareceu dos radares quando estava há apenas 2,5 km de realizar seu pouso.
O Ministério dos Transportes das Comores confirmou o acidente e disse que as buscas aos destroços da aeronave estão em andamento. Barcos de resgate também foram acionados para procurar as vítimas no mar, sendo que já encontraram destroços do avião e pertences pessoais das vítimas, mas ainda não há sinal de nenhuma das 14 pessoas que estavam a bordo.
“Amanhã, continuaremos a busca. Enquanto não encontrarmos nenhum corpo, há esperança”, disse Abdel-Kader Mohamed, um policial sênior das autoridades comorenses.
Acidentes de avião que ocorrem sobre a água apresentam chances um pouco melhores de sobrevivência, mas, mesmo assim, sobreviver depois de um acidente desses é muito difícil. Esperamos que as buscas encontrem todos os ocupantes da aeronave com vida.
“A AB Aviation está triste em anunciar o desaparecimento do voo Y61103 Moroni/Mohéli neste sábado, 26 de fevereiro de 2022. A aeronave do tipo CESSNA 208B com registro 5H-MZA decolou do aeroporto de Moroni às 11h50 e desapareceu do radar a cerca de 2,5 km de Mohéli aeroporto no mar. A pesquisa está em andamento e duas células de crise para a recepção de famílias de passageiros foram instaladas no hotel Le Retaj Moroni na Grande-Comore e no aeroporto de Bandarsalam em Moheli. Não deixaremos de comunicar sobre a evolução da pesquisa. O seguinte número está disponível para as famílias dos passageiros: 328 69 69”, lê-se em comunicado da AB Aviation.
Ainda não se sabe a causa do acidente, as investigações podem demorar muitos meses. No entanto, acidentes de aeronave nunca acontecem por causa de um fator isolado, e sim um conjunto de circunstâncias.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|