Ross Parmly/Unsplash
Tecnologia
Aeronáutica
/ Américas
Usando inteligência artificial
Drones reduzem tempo necessário para inspeção de aviões da Latam
Por: Rafael Ramos
Em 6/6/2022
Airbus A320neo Rafael Luiz Canossa, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
O Grupo Latam tem testado drones para fazer a inspeção de aviões. Os drones tiram até 2000 fotos de todos os ângulos da fuselagem do avião e conseguem utilizar a inteligência artificial para verificar a necessidade de manutenção nos componentes.
Os testes estão sendo feitos na unidade de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) em São Carlos, São Paulo. No entanto, os testes devem ser levados para o Cetro de Manutenção em Santiago, no Chile.
“Na LATAM, vemos a tecnologia como uma oportunidade para melhorar e otimizar nossos processos de manutenção e inspeção de aeronaves. Por isso, estamos constantemente em busca de novas ferramentas que nos permitam estabelecer processos mais eficientes e precisos, tendo sempre como prioridade a segurança de nossos passageiros e colaboradores”, afirma Marcos Melchiori, Gerente Sênior MRO São Carlos do Grupo Latam Airlines.
Além disso, a Latam está utilizando óculos de realidade aumentada para realizar a manutenção. As imagens obtidas são transmitidas diretamente para as áreas de engenharia, permitindo a tomada de decisões mais rápidas.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|