Gary Loparter/Unsplash
Tecnologia
Aeronáutica
/ EUA
Conversão
Connect Airlines firma pedido para 75 ATR 72 com propulsão por hidrogênio
Por: Rafael Ramos
Em 6/9/2022
Bombardier Dash 8 Q-400 Image: Connect Airlines
Em mais um passo para se tornar a primeira companhia aérea com emissões zero do mundo, a Connect Airlines firmou um pedido com Universal Hydrogen para a conversão de 75 unidades do ATR 72-600. As aeronaves serão equipadas com os novos powertrains a hidrogênio, devendo ser entregues em 2025.
Além disso, o acordo inclui direitos para mais 25 conversões. Dentro de um período de 10 anos, a companhia regional americana, que ainda não iniciou suas operações, pretende ter toda a sua frota abastecida com hidrogênio.
Inicialmente, todas as rotas da companhia serão regionais e operadas pelo Bombardier Dash-8 Q-400. Posteriormente, serão adicionados os ATR72-600. 800 novas aeronaves são esperadas na próxima década. Além disso, a companhia pretende expandir as suas rotas domésticas nos EUA.
“Estamos construindo a Connect Airlines desde o início como uma opção de viagem mais inteligente e sustentável para os viajantes norte-americanos. Comprometemo-nos a ser a primeira verdadeira companhia aérea de emissão zero do mundo e a única maneira de conseguir isso no curto prazo é com o hidrogênio”, disse o CEO da Connect Airlines, John Thomas.
“Este pedido coloca a Connect na vanguarda da marcha para colocar a aviação no caminho de cumprir as metas de emissões do Acordo de Paris”, disse Peal Eremenko, CEO da Universal Hydrogen.
Usar o hidrogênio como combustível ainda é caro. No entanto, a Universal Hydrogen, que foi fundada em 2020, ressalta que os custos do hidrogênio estão diminuindo significativamente, ao ponto de chegaram à paridade com o combustível de aviação em 2025.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|