Image: Air Tractor
Aviação
Agrícola
/ Brasil
Missão nobre
Aviões agrícolas agora podem ser usados no combate a incêndios florestais
Por: Rafael Ramos
Em 7/14/2022
Embraer Ipanema Image: Embraer
A Lei 14.406/22, que permite o uso de aeronaves agrícolas no combate a incêndios, foi sancionada sem vetos.
Segundo o autor do projeto de lei aprovado no mês passado na câmara dos Deputados, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), o período de incêndios coincide com a entressafra agrícola na maior parte do território brasileiro. Estima-se que a frota agrícola brasileira seja a segunda maior do mundo, com cerca de 2400 aeronaves que estão ociosas nessa época e que podem ajudar na nobre missão.
A nova norma altera o decreto-lei n° 917, de outubro de 1969, que dispõe sobre o emprego da aviação agrícola no Brasil. O parágrafo acrescido diz que esses aviões poderão ser empregados no combate e na prevenção de incêndios, inclusive por formação e treinamento de pilotos.
No entanto, planos de contingência elaborados pelos órgãos ambientais deverão ter diretrizes específicas para o uso dessas aeronaves.
As aeronaves devem atender a normas e requisitos para serem usada para este fim. O uso das aeronaves pode ser incentivado pelos poderes públicos.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|