Rolls-Royce UltraFan Image: Rolls Royce
Tecnologia
Aeronáutica
/ Europa
Gigante Ecológico
Rolls Royce perto de terminar o demonstrador do motor UltraFan
Por: Rafael Ramos
Em 7/18/2022
Rolls-Royce UltraFan Image: Rolls Royce
A fabricante de motores britânica, Rolls-Royce, está na fase final de construção do demonstrador do gigantesco motor com fan de 3,5 metros de diâmetro. A Rolls Royce vai demonstrar tecnologias que podem melhorar a eficiência de motores para a aviação.
O UtraFan é considerado o maior motor aeronáutico do mundo, com diâmetro total de cerca de 4 metros, e até 25% mais eficiente do que a primeira geração de motores Trent. Apesar do grande fan, o motor usa materiais avançados, como o sistema de titânio e carbono, que prometem manter o peso em níveis baixos.
O UltrafFan terá uma alta razão de bypass, o que deve deixar o motor ainda mais eficiente.
Além da maior eficiência energética, o motor emitira 40% menos óxidos de nitrogênio e 35% menos ruídos em comparação com a primeira geração do Trent. Além disso, o motor terá opções que oferecem entre 25 000 a 100 000 lb de empuxo.
O motor está previsto para entrar em serviço em aeronaves a partir da próxima década. No entanto, as tecnologias que forem validadas neste motor poderão ser usadas também nos atuais Trent, aumentando ainda mais a eficiência.
O teste do demonstrador está previsto para acontecer ainda este ano, devendo ser abastecido 100% com SAF.
Rolls-Royce UltraFan Image: Rolls Royce
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|