Overture      Image: Boom Supersonic      
Tecnologia Aeronáutica / EUA


Transporte supersônico


Boom Supersonic apresenta novo design para o Overture


 Por: Rafael Ramos 
 Em 8/2/2022 

Mais Lidas
Overture new design
Image: Boom Supersonic

Durante o Farnborough Airshow 2022 o novo design do Overture – avião para transporte de passageiros supersônico – foi apresentado. O projeto do avião já circula desde 2016.

O Overture foi desenhado para ser um jato com asa em formato de delta – similar ao que foi o Concorde – porém, hoje em dia, o desenho passou por muitas modificações e o jato contará com quatro motores turbofan sem os ruidosos e gastões afterburners, que a companhia espera que as velocidades supersônicas possam ser atingidas e mantidas sem a sua necessidade.

Overture with 4 turbofan engines
Image: Boom Supersonic
“O design que vimos e amamos, na verdade é engenharia e tem mais de cinco anos. Desde então, tivemos mais de 26 milhões de horas de simulação. Nós iteramos mais de 50 ciclos de design para o Overture e confirmamos nossos designs com cinco testes de túnel de vento. E tudo isso resulta em uma nova configuração inovadora da Overture para projetar para o avião que todos nós vamos voar”, disse o CEO Blake Scholl.

A aeronave fará o uso de quatro motores em prol da eficiência. Pode parecer contraintuitivo – ainda mais num mundo onde os jatos com quatro motores estão sendo deixados de lado – mas um porta voz da empresa explicou que o uso de quatro motores, ao invés de dois ou três, pode diminuir o tamanho necessário para cada motor, mantendo o peso e a temperatura dentro dos limites toleráveis, além de tornar o avião menos ruidoso.

A empresa também diz que os quatro motores turbofan de alta razão de by-pass sob as asas também farão com que a manutenção da aeronave seja mais simples para a man. Além disso, a adoção do quarto motor faz com que a aeronave se encaixe mais facilmente na cadeia de suprimentos existente.

Mais uma mudança de design é que os motores foram deslocados para trás. A empresa também explica que isso dará mais segurança ao passageiro. Isso porque há uma zona ao redor do motor da aeronave chamada de “zona de explosão de rotor”, onde estilhaços do fan podem atingir a fuselagem e acabar ferindo algum passageiro. Apesar de raro, isso já chegou a acontecer – matando um passageiro. Com os motores atrás da cabine de passageiros, esse risco é minimizado.

No entanto, o Overture ainda não tem um fabricante de motores definido, o que o torna apenas um planador bem desenhado. A empresa espera poder realizar o primeiro voo do avião em 2026. Esta seria uma meta razoável? Muitos desafios ainda devem ser superados.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
Todos os direitos reservados, @The_Air_Transport, @The_Aviation_Watch são marcas registradas de JPM Solutions Ltda.
Logotipo vetor criado por BiZkettE1 - br.freepik.com
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com
Circle vector created by alvaro_cabrera - www.freepik.com