Zephyr Drone Image: Airbus defense
Tecnologia
Aeronáutica
/ Europa
Triste fim
Airbus Zephyr cai perto de quebrar recorde no Arizona
Por: Rafael Ramos
Em 8/24/2022
Zephyr Drone Image: Airbus defense
O drone solar da Airbus sofreu um acidente no final da missão, pouco antes de quebrar o recorde de voo mais longo. Mesmo assim, o voo prolongado do drone durou 64 dias seguidos.
O recorde de voo mais longo pertence a um Cessna 172 comandado por dois pilotos que permaneceram no ar por 65 dias. O avião incorporava mudanças que permitiam a troca de óleo em voo e era abastecido por uma mangueira conectada a um caminhão em movimento no solo.
Embora não tenha terminado como o esperado e apenas a algumas horas de quebrar o recorde, a Airbus considera que o voo foi bem-sucedido, a medida em que possibilitou experimentos relacionados com a resistência em voo.
"Após 64 dias de voo estratosférico e a conclusão de vários objetivos da missão, o Zephyr experimentou circunstâncias que encerraram seu voo atual. Ninguém se feriu. Nossas equipes estão atualmente analisando mais de 1.500 horas de dados de missão estratosférica. - o voo de longa duração provou ser um passo positivo em direção aos objetivos da plataforma de alta altitude do Exército”, disse um representante da Airbus Defense.
Os detalhes por trás do drone permanecem sob sigilo. A aeronave não tripulada tem 25 m de envergadura e conta com painéis solares que geram a energia para impulsionar duas hélices na traseira. A energia armazenada pelos painéis solares durante o dia é a suficiente para impulsionar a aeronave de noite também.
Além da energia solar, o drone pode atingir altitudes muito grandes. Voando alto na estratosfera, a aeronave permanece acima da maioria do clima terrestre. Isso permite que ele receba radiação ininterrupta do sol pelo maior tempo possível.
A aeronave quebrou o recorde de voo mais alto para a sua categoria: 76 100 pés (cerca de 23,2 mil metros).
Segundo a Airbus, são inúmeras aplicações possíveis para o drone: monitoramento de colheitas, gerenciamento de incêndios florestais, vigilância, reconhecimento, entre outros.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|