Tupolev Tu-214      Image: UAC      
Aviação Comercial / Rússia


Tudo em família


Aeroflot faz pedido de 323 aeronaves russas


 Por: Rafael Ramos 
 Em 8/29/2022 

Mais Lidas
Sukhoi Superjet 100
Image: UAC

A maior empresa aérea russa, a Aeroflot, que está sem acesso aos fabricantes de aviões ocidentais, impulsionará a indústria de aviação russa com um grande pedido de aviões de fabricação local.

A companhia aérea planeja renovar a sua frota. Apesar de isso já ser conhecido desde junho, agora o pedido foi detalhado por meio de uma nota de uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em 26 de agosto.

O pedido inclui 210 unidades do modelo Irkut MC-21, já com os motores nacionais PD-14. Além disso, serão pedidas 73 unidades do Sukhoi Superjet (SSJ100) e mais 40 unidades do Tupolev Tu-214. Estima-se que o valor total do pedido é de 23 bilhões de dólares.

O diretor-geral da companhia aérea, Sergei Aleksandrovsky, afirmou que a companhia vai contratar mais 3500 pilotos e mais simuladores de voo para o treinamento.

Ele salientou que o pedido está alinhado ao plano de crescimento da indústria aeronáutica local até 2030.

Atualmente, além de aviões de fabricação russa, a companhia aérea conta com 120 modelos da família Airbus A320, Boeing 737 e 777. De acordo com informações da agência Reuters, alguns dos aviões ocidentais já estão sofrendo canibalização para poder manter a frota voando.

A UAC (United Aircraft Corporation), responsável pelos aviões SSJ100 e MC-21, deve focar agora na certificação dos aviões com os componentes russos, algo que ainda não aconteceu.

O MC-21 foi projetado e certificado inicialmente para usar os motores Pratt & Whitney PW1400G. O avião voou com os motores turbofan russos PD-14 pela primeira vez em dezembro de 2020. Desde então, foram feitos pelo menos 100 voos com esses motores.

O MC-21 é um jato avançado com capacidade para pouco mais de 200 passageiros e porte parecido com o de um Airbus A321.

O SSJ100, jato regional de 100 assentos, também terá uma nova variante feita completamente com componentes nacionais.

O Tupolev TU-214 é um avião projetado na antiga União Soviética. No entanto, deve ganhar uma sobrevida ao substituir os aviões ocidentais enquanto os russos não chegam. A sua produção com esta finalidade começou em abril deste ano. Apesar de ser um bom jato, comparado ao Boeing 757, existem apenas cerca de 30 unidades do modelo em operação por três países: Rússia, Egito e Coréia do Norte. Os primeiros modelos estrearam em 1995.
MC-21-300
Image: UAC
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
Todos os direitos reservados, @The_Air_Transport, @The_Aviation_Watch são marcas registradas de JPM Solutions Ltda.
Logotipo vetor criado por BiZkettE1 - br.freepik.com
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com
Circle vector created by alvaro_cabrera - www.freepik.com