Image: gov.br
Aviação
Geral
/ Brasil
Contra o garimpo ilegal
Operação Guardiões do Bioma apreende 36 aeronaves ilegais
Por: Rafael Ramos
Em 9/1/2022
Cessna 152 CC BY 2.0, via wikimedia commons
A operação Guardiões do Bioma tem por objetivo parar e fiscalizar crimes ambientais que acontecem em Roraima, na Terra Indígena Yanomami. A operação tem a participação de 12 importantes instituições federais, incluindo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em agosto, 36 aeronaves foram apreendidas.
No total, na operação da ANAC, 58 aeronaves foram fiscalizadas. Destas, 25 aeronaves foram suspensas ou interditadas. Também houve a suspensão de 6 pilotos e um mecânico. Além disso, foram identificados locais onde aconteciam as manutenções dos aviões sem a devida certificação.
Além disso, apreendeu-se cerca de 24 toneladas em minérios (cassiterita, ouro e mercúrio). 15,6 mil litros de combustível também foram apreendidos ou destruídos. 119 munições foram embargadas e 25 pessoas foram presas, no total.
No ano passado, 89 aeronaves foram apreendidas, sendo uma de asa rotativa.
Segundo o site gov.br, os indicadores de 2022 mostram um enfraquecimento de crimes ambientais na terra indígena. Enquanto isso, o monitoramento permanece ativo o ano inteiro.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|