Reprodução/Força Aérea Italiana
Aviação
Geral
/ Europa
Engajado com o meio ambiente
Sebastian Vettel critica voo de A350 e Frecce Tricolori sobre o autódromo de Monza
Por: Gabriela Ramos
Em 9/15/2022
Reprodução/Azzurro Tricolore
No último domingo, 11, um A350 da ITA Airways em conjunto com a Frecce Tricolori (equipe de demonstração acrobática da Força Aérea Italiana) sobrevoaram o Autódromo de Monza, em um voo comemorativo a fim de homenagear Enzo Ferrari, fundador da Scuderia e da consagrada fábrica de automóveis. O avião da ITA foi adesivado com o nome de Enzo para realizar o voo.
Contudo, a Fórmula 1 havia suspendido os voos sobre a competição por razões de sustentabilidade. Mas após uma possível pressão do governo italiano, os voos acabaram sendo realizados.
O piloto tetracampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel criticou publicamente a realização dos voos: “Eu ouvi que o presidente da Itália insiste em fazer os sobrevoos. Quero dizer, ele tem uns 100 anos, então para ele deve ser difícil desapegar dessas questões de ego. Acho que o GP da Itália precisa ficar no calendário, pois é um circuito incrível com uma atmosfera incrível. Mas prometeram que não teríamos mais os sobrevoos. Então parece que é só o presidente mudar de ideia que a F1 acaba cedendo, apesar de todas as placas ao redor da pista a respeito de fazer do mundo um lugar melhor. Eles só precisam se afastar de serem influenciados. Se você tem um objetivo, não deve fazer como todos os países e negligenciar o fato de não conseguir alcançá-lo. Então, você deve manter a palavra que você colocou”.
O presidente italiano Sergio Mattarella estava presente no local na ocasião.
O sobrevoo das aeronaves da Frecce Tricolori com fumaça nas cores da bandeira italiana sobre o GP da Itália são uma tradição e, neste ano, contou com a presença do A350 da ITA, que voou utilizando combustível com 20% de componentes biogênicos.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|