The Alice prototype at the June 2019 Paris Air Show featured a single pusher propeller and twin wingtip motors, a V-tail, and a taildragger landing gear Matti Blume, CC BY-SA, via Wikimedia Commons
Aviação
Geral
/
Testes bem sucedidos
Aeronave elétrica Alice completa teste de taxiamento em alta velocidade
Por: Gabriela Ramos
Em 9/20/2022
Alice Divulgação/Eviation
No último domingo, 18, a fabricante israelense de aeronaves elétricas Eviation atingiu um marco importante: o Alice, seu avião 100% elétrico, realizou seu primeiro teste de táxi de alta velocidade, o que significa que a aeronave deverá efetuar seu primeiro voo em breve.
O teste foi realizado no aeroporto Grant County International, em Moses Lake, Washington, onde também acontecem testes de diversas outras fabricantes, incluindo a Boeing. Inicialmente, a fabricante planejava realizar os voos do Alice a partir de sua sede em Seattle, mas após o fim dos testes de solo, a aeronave foi realocada para Moses Lake, por ser um espaço melhor preparado para receber esse tipo de atividade.
A companhia publicou um vídeo que registrou o momento do teste, mostrando também um instante em que a aeronave chega a tirar o trem de pouso dianteiro do chão devido à velocidade.
O Alice será totalmente elétrico, com dois motores na cauda, e poderá transportar até nove passageiros, com um alcance de 815 quilômetros e uma velocidade de até 463 km/h. A Cape Air, companhia aérea regional dos Estados Unidos, assinou uma carta de intenção de compra para 75 aeronaves e será a primeira cliente da Eviation a receber o Alice, mas a fabricante já recebeu encomendas de outras empresas.
O cronograma da Eviation para o Alice está atrasado, mas é um dos projetos mais promissores no setor da aviação sustentável. A fabricante também planeja lançar uma versão cargueira, o Alice eCargo, que já foi encomendada pela DHL e pela Deutsche Post.
Ainda não há uma previsão definida para o início das operações, mas a Eviation chegou a mencionar anteriormente que esperava ver o Alice nos céus em 2024. Contudo, essa data pode variar a depender do andamento dos voos de certificação pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|