@forsvaretdk / Twitter
Aviação
Geral
/ Europa
Sem precedentes
Vazamento de gás no mar Báltico é identificado por caças noruegueses
Por: Gabriela Ramos
Em 9/28/2022
@forsvaretdk / Twitter
O gasoduto Nord Stream, localizado no Mar Báltico e apoiado no leito marinho, sofreu grave avaria que ocasionou três vazamentos de gás, identificados por caças F-16 da Força Aérea Norueguesa. Foram enviados ao local o navio Gunnar Thorson, a fragata Absalon e um grupo de helicópteros para monitoramento da situação.
Aeronaves e navios foram proibidos de trafegarem em diversas áreas em torno do gasoduto, onde foram estabelecidas zonas de segurança de 5 milhas náuticas ao redor dos pontos identificados.
Foram constatados dois vazamentos no Nord Stream 1, a nordeste de Bornholm, e um no Nord Stream 2, ao sul de Dueodde. Estes dois pontos estão localizado a aproximadamente 75 quilômetros de distância um do outro, ou seja, trata-se de dois incidentes distintos.
Há a hipótese de sabotagem, dado que os dois oleodutos submarinos, que vão da Rússia até a Alemanha transportando gás para toda a Europa, estão sendo foco de diversas controvérsias desde o início do conflito na Ucrânia.
O professor da Rede Sísmica Nacional Sueca Björn Lund contou ao canal de televisão nacional STV que estações de medição na Suécia e na Dinamarca registraram fortes explosões submarinas no dia em que o primeiro vazamento foi encontrado. Contudo, a causa do vazamento ainda é desconhecida.
O vazamento tem gerado grande preocupação na Europa, e alguns relatos afirmam que a área comprometida tem mais de 700 metros de diâmetro. É um “dano sem precedentes”, de acordo com o site estatal russo TASS.
A Nord Stream publicou uma nota oficial, na qual afirma que “começou a mobilizar todos os recursos necessários, em cooperação com as autoridades locais relevantes, para uma campanha de pesquisa para avaliar os danos. Atualmente, não é possível estimar um prazo para a restauração da infraestrutura de transporte de gás. As causas do incidente serão esclarecidas como resultado da investigação”.
Confira no link abaixo o vídeo registrado por um helicóptero SAR EH101 Merlin que sobrevoou os gasodutos.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|