Ross Parmly/Unsplash
Aviação
Comercial
/ Rússia
Nova tecnologia russa
Desenvolvimento de método para impressão 3D de peças de grafeno beneficiará a aviação
Por: Gabriela Ramos
Em 10/18/2022
Robert Aardenburg/Unsplash
Nesta segunda-feira, 17, a Perm National Research Polytechnic University (PNRPU) e a agência estatal russa de notícias TASS anunciaram que cientistas da universidade apresentaram uma tecnologia para impressão 3D de peças de grafeno para a aviação, a fim de reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade dos produtos.
O grafeno é um material resistente, flexível e leve, excelente condutor de calor e eletricidade, e capaz de operar em altas tensões. A universidade explicou que, se utilizado em fuselagens de aeronaves, poderá auxiliar o processo de degelo. A pesquisa propõe um método de obtenção de grafeno de formato complexo a partir da tecnologia de impressão 3D.
Dmitry Karavaev, gerente do projeto e professor associado do Departamento de Tecnologias Inovadoras de Engenharia, afirmou: “desenvolvemos uma tecnologia para impressão 3D de produtos a partir de grafeno em hidrocarbonetos líquidos. A tecnologia não requer tratamento térmico intensivo e caro”.
Uma impressora 3D para impressão de produtos de grafeno será desenvolvida pelos pesquisadores, e poderá ser utilizada não apenas pelas fabricantes da indústria aeroespacial, mas também pelas fabricantes de equipamentos médicos e eletrônicos.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|