Eco Caravan Image: Ampaire
Aviação
Geral
/ EUA
Híbrido-elétrico
Cessna Caravan convertido faz o seu primeiro voo em busca da certificação até 2024
Por: Rafael Ramos
Em 11/22/2022
Eco Caravan Image: Ampaire
A empresa Ampaire foi fundada em 2016 com o intuito de desenvolver aviões mais seguros, silenciosos, limpos e mais baratos. Um Cessna Caravan convertido em híbrido-elétrico pela companhia fez o primeiro voo no dia 18 de novembro, próximo das 8 horas no horário local.
O voo de teste partiu do Aeroporto de Camarillo, nos Estados Unidos, e testou várias configurações de potência. O pouso ocorreu sem problemas no mesmo aeródromo de decolagem depois de 33 minutos.
“O sistema de acionamento Eco Caravan funcionou exatamente como esperado. Tudo estava calmo e silencioso. Todas as medições de temperatura e potência eram normais”, Disse Elliot Seguin, o piloto de testes.
A companhia pretende obter a certificação da FAA em seu sistema de acionamento híbrido-elétrico até 2024. A aprovação exigirá apenas um certificado suplementar, uma vez que a aeronave em si já é certificada.
A Eco Caravan consome até 70% menos de combustível do que o padrão inicial. Se o combustível utilizado for o SAF, as emissões de CO2 podem ser reduzidas a níveis muito baixos – próximos de zero. Além disso, os custos operacionais da Eco Caravan podem ser até 40% menores quando comparados a um Cessna Caravan convencional.
O conjunto de propulsão da aeronave é composto por um motor a pistão da fabricante alemã Red Aircraft e outro propulsor elétrico, que geram 765 cv de potência quando combinados. Na versão original, o Caravan é impulsionado pelo turboélice Pratt & Whitney PT6 de 675 cv.
Até o momento, a Ampaire divulgou que há pedidos para 75 kits de conversão para a aeronave, incluindo uma encomenda recente da Monte Aircraft Leasing para 25 aeronaves, mais 25 opções.
Segundo a companhia, os mais de 3000 aviões Cessna Caravan que operam hoje em dia estão aptos a receber a modificação.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|