Sukhoi Superjet 100 CC BY SA 2.0, via wikimedia commons
Aviação
Comercial
/ Rússia
Segunda mão
Sukhoi Superjet 100 deve receber motores usados
Por: Rafael Ramos
Em 11/24/2022
Sukhoi Superjet 100 CC BY SA 2.0, via wikimedia commons
O problema que afeta a cadeia de distribuição no mundo ainda não teve um fim, o que é pior na Rússia, já que a falta de componentes se junta ao fato do país estar sob sanções. Assim a companhia russa Azimuth vai receber uma única aeronave regional Sukhoi Superjet 100 equipada com motores usados.
A Aeronave usa o motor turbofan SaM146 produzido pela PowerJet, uma joint-venture entre a companhia francesa Snecma e a russa NPO Saturn. No entanto, sem a companhia francesa, a Rússia busca um motor produzido localmente para o substituir.
A ideia de utilizar os motores de segunda mão veio para que o avião pudesse ser entregue ainda este ano. Os motores têm origem em uma “pool” de componentes de aeronaves criada em 2019 e estão em excelentes condições.
O turbofan de alta bypass PD-8, que se baseia na variante PD-14 maior desenvolvida pela subsidiária da Rostec, United Engine Corporation (UEC), parecia ser a melhor opção para substituir o motor SaM146. No entanto, o uso deste motor ainda não foi certificado. A Rostec espera a certificação em 2023 e o início das entregas em 2024.
“Os motores instalados na aeronave da Azimuth estão em excelentes condições. O uso de motores de segunda mão não terá um impacto nas operações e na segurança dos voos. Eles são confiáveis”, disse a UAC (United Aircraft Corporation).
Esta seria a primeira vez na história da aviação doméstica russa que um novo avião é entregue com motores usados. No entanto, pode não ser a última, já que, pelo menos mais 10 aviões do modelo devem ser entregues com motores usados para diferentes companhias aéreas russas.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|