Airbus A320 CC BY-SA2.0, via wikimedia commons
Aviação
Comercial
/ Rússia
Em meio a sanções
Aeroflot mira no crescimento com 70% de sua frota de aviões russos
Por: Rafael Ramos
Em 2/2/2023
Sukhoi SuperJet 100 CC BY-SA 3.0, via wikimedia commons
A transportadora russa Aeroflot busca diminuir sua dependência em aviões estrangeiros e deve ter uma frota composta por 70% de aeronaves russas até 2030. Apesar das sanções impostas contra a Rússia, a aérea mira no crescimento, planejando transportar 65 milhões de passageiros até o final da década.
Já neste ano de 2023, serão 43,5 milhões de passageiros carregados ante 50,7 milhões em 2022. Quando a meta de 65 milhões for atingida, a transportadora será responsável por metade do mercado russo inteiro.
Já está acontecendo uma dificuldade dos russos em obter partes sobressalentes para a manutenção dos aviões existentes na frota da Boeing e da Airbus, sendo que algumas peças já estão sendo retiradas de aviões no solo para poderem ser instaladas na frota ativa, de modo a manter a frota em condições seguras.
“Até 2030, planejamos colocar em operação 339 aeronaves nacionais e desenvolver competências para manter a aeronavegabilidade. A proporção de aeronaves estrangeiras e nacionais na frota será de 30 a 70%, respectivamente”, disse o CEO da companhia, Sergey Aleksandrovsk.
Dentre os 339 aviões entrando em operação estão os MC-21, SSJ-NEW e Tu-214. Além dos aviões, a companhia irá precisar de até 3500 pilotos a mais e 8 simuladores de voo.
Além do hub de Moscou, outros três serão abertos, sendo o do Extremo Oriente, a região do Volga e os Urais.
Também faz parte da estratégia a transição para apenas softwares do país.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|