Boeing 737-300 FireLiner Image: Coulson
Aviação
Comercial
/ Oceania
Causa nobre
Boeing 737-300 cai na Austrália ao combater incêndio em parque
Por: Rafael Ramos
Em 2/7/2023
Boeing 737-300 FireLiner Image: Coulson
Um Boeing 737-300 convertido de passageiros para avião de combate a incêndios caiu na Austrália durante o trabalho. O acidente aconteceu por volta das 16 horas (horário local) do dia 6 de fevereiro.
Os dois tripulantes conseguiram evacuar a aeronave, sofrendo apenas ferimentos leves. Eles foram transportados para o aeroporto de Ravensthorpe e, posteriormente, para um hospital, por um helicóptero que também combatia o grande incêndio ao longo da costa sudoeste do país.
O Boeing 737-300 de matrícula N619SW operado pela Coulson Aviation decolou do aeroporto de Busselton, ao sul de Perth, na costa oeste da Austrália, realizando uma subida para 29.000 pés para ajudar no combate ao incêndio no Parque Nacional do rio Fitzgerald. A aeronave desceu para cerca de 7.000 pés para lançar produtos de combate a incêndio sobre a área afetada.
A aeronave de 27 anos de idade chegou a subir para 1.800 pés de altitude antes de cair, como mostram dados de rastreamento de voo. Ainda não se sabe o que realmente causou a queda do avião, embora isso seja alvo da investigação que deve começar assim que possível pelo Serviço de Segurança de Transporte Australiano.
A aeronave, batizada de Phoenix, era a mais nova adição à frota FireLiner da Coulson. Além disso, o aparelho era equipado com o Sistema de Entrega Aérea Retardante (RADS), que pode despejar até 15.100 litros de retardante ou de água, sendo até 11.400 litros por segundo.
Image: FlightRadar24
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|