Sukhoi Su-75 CC BY-SA 4.0, via wikimedia commons
Aviação
Militar
/ Rússia
Possível parceria
Rússia deve chamar Índia para participar do programa do caça Su-75 Checkmate
Por: Rafael Ramos
Em 2/9/2023
Su-75 (left) and Su-57 (right) Image: Rostec
O desenvolvimento do caça Sukhoi Su-75 Checkmate pode receber um parceiro em breve, uma vez que a Rostec, companhia russa responsável pelo desenvolvimento do caça, informou à agência de notícias TASS que planeja convidar a Índia para o programa.
Uma delegação russa deverá estar presente no Aero India 2023, evento que ocorrerá em Bangalore durante a semana que vem. Assim, será discutida a cooperação em aeronaves de quinta geração entre os países e a participação no desenvolvimento do projeto do caça tático Su-75.
SOBRE O CAÇA
O projeto Sukhoi Su-75 Checkmate contará com as tecnologias mais avançadas por meio da experiência conseguida com o Sukhoi Su-57 Felon, que foi o primeiro caça de quinta geração russo.
O avião contará com ótima relação peso-potência, “única em sua classe”, segundo a companhia. Além disso, será um caça stealth de baixo custo, algo estimado entre US25 milhões e U$ 30 milhões.
O caça carregará até 7400 kg dos armamentos de mais alta tecnologia, além de alcançar a velocidade máxima de 2.200 km/h (Mach 1,78) e quase 3.000 km de alcance de voo.
O jato deve iniciar seus voos de este com quatro protótipos já em 2024, com a previsão de início da produção em série em 2027.
Apresentado em 2021 durante o show aéreo de Moscou, o Su-75 deve equipar a força aérea do país, mas também deve ser exportado para outros países com maior afinidade com a Rússia.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|