Airbus A330-900neo Image: Airbus
Aviação
Comercial
/ Oceania
Na Austrália
Airbus e Qantas prestes a anunciar grande investimento no desenvolvimento da indústria de SAF
Por: Rafael Ramos
Em 2/28/2023
Airbus A330 CC BY-SA 3.0, via wikimedia commons
Embora ainda não haja um anúncio oficial, a Airbus e a Qantas estariam prestes a fazer um grande investimento no desenvolvimento da Indústria de SAF na Austrália. Na segunda feira, Stephen Forshaw, representante chefe da Airbus para a Austrália, Nova Zelândia e Pacífico, disse que as empresas estão se reunindo semanalmente para discutir sobre os investimentos, que seriam de fundo mútuo com de cerca de US$ 200 milhões, que foi estabelecido no ano passado.
O investimento deve ter seu anúncio oficial em cerca de um mês.
Desde o ano passado, a Qantas tem como meta usar 10% do seu total de combustível de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) até 2030. Além disso, a aérea anunciou a aquisição multi bilionária de aviões de última geração da Airbus, entre widebodies e narrowbodies, que podem usar uma mistura de até 50% de SAF.
No entanto, a Austrália não conta com uma indústria do combustível sustentável, sendo forçada a adquirir seu SAF de aeroportos no exterior.
Forshaw disse que o investimento foi feito, mas não está totalmente fechado.
Ele não disse qual o tipo de projeto foi planejado para o primeiro investimento, mas disse que o país tem potencial para usar a energia solar para ajudar a atender a demanda, dada a matéria prima limitada, como óleos e gorduras.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|