MQ9 Reaper Public Domain
Aviação
Militar
/ Rússia
Voos hostis
Sob acusações dos EUA, Rússia nega ter derrubado um drone Reaper
Por: Rafael Ramos
Em 3/15/2023
Sukhoi Su-27 CC BY-SA 4.0, via wikimedia commons
Na terça-feira (14), a Rússia foi acusada de ter cortado a hélice de um drone MQ-9 Reaper dos EUA e, consequentemente, o derrubado sobre o Mar Negro usando seus caças Sukhoi Su-27.
O acidente na terça-feira, que Washington chamou de culpa de conduta imprudente e antiprofissional, acrescentou novas tensões entre Moscou e aliados ocidentais.
"Assumimos que os Estados Unidos se absterão de mais especulações na mídia e interromperão os voos perto das fronteiras russas", disse o embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, na quarta-feira. “Consideramos qualquer ação com o uso de armamento dos EUA como abertamente hostil".
Segundo o pentágono, o drone estava realizando um voo de rotina quando foi interceptado de maneira imprudente e pouco profissional. A Rússia nega a afirmação, ao dizer que o drone estava fora de controle e que seus jatos não tiveram contato com ele.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os EUA estão tentando impedir que o drone caia nas mãos erradas.
"Tomamos medidas para proteger nossas ações em relação a esse drone em particular - essa aeronave em particular", disse Kirby à CNN. Ele disse que as interceptações russas sobre o Mar Negro são comuns, mas esta foi “muito insegura, pouco profissional e imprudente”
"As aeronaves dos EUA e aliados continuarão a operar no espaço aéreo internacional e pedimos aos russos que se comportem de forma profissional e segura", disse o general da Força Aérea dos EUA James Hecker.
Por sua vez, Kiev disse que o incidente sobre águas internacionais foi uma evidência de que o presidente russo quer aumentar o conflito na Ucrânia e atrair os EUA e envolver outras partes. "O objetivo dessa tática all-in é sempre aumentar as apostas", disse o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov.
O porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder, disse que o drone ficou "invoável e incontrolável, então o derrubamos", acrescentando que a colisão também provavelmente danificou a aeronave russa, que ele disse ter sido capaz de pousar após o incidente.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|