Airbus A380 Joshua Doubek, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Aviação
Comercial
/ Oriente Médio
Adeus, gigante
Qatar Airways pretende se desfazer dos seus Airbus A380 em três anos
Por: Gabriela Ramos
Em 3/20/2023
Airbus A380 Paul Schmid, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Akbar Al Baker, CEO da companhia árabe Qatar Airways – que havia reativado recentemente sua frota de aeronaves Airbus A380 –, afirmou em entrevista ao Business Traveler que a frota de A380 operará pela companhia por apenas mais três anos. Al Baker já havia comentado anteriormente que o A380 foi o maior erro da empresa.
“Ela estará operacional por mais 3 anos e será aposentada assim que outra aeronave entrar em serviço”, afirmou Al Baker, sem informar qual será a aeronave substituta. O Boeing 777-9X, que está atrasado, e o Airbus A350-1000 são fortes candidatos.
O A380 é o maior avião do mundo em operação e, atualmente, a Qatar Airways é uma das três empresas do Oriente Médio que possui a aeronave em sua frota, ao lado da Emirates e da Etihad Airways.
Durante a pandemia, a Qatar e a Etihad interromperam as operações da aeronave, ao contrário da Emirates, que continuou com seus A380 no ar mesmo nos piores momentos, tendo apenas reduzido rotas e frequências.
A Etihad retornará as operações do A380 em junho. Já a Qatar tem retomado aos poucos, à medida que a demanda volta a crescer, colocando parte de seus 10 aviões em voos para Londres, Sydney, Perth e Bangkok, que são as rotas com maior procura. O retorno da aeronave na companhia foi antecipado devido aos problemas com o A350 e ao conflito de longa data com a Airbus, que se resolveu recentemente com um acordo entre as duas empresas.
Atualmente há ao menos sete aeronaves do modelo A380 em operação pela companhia e Al Baker não informou se as três unidades que estão atualmente paralisadas serão reativadas.
Gabriela Ramos
Gabriela é a mais recente adição à equipe redatorial do nosso site, tendo nos brindado com sua sólida formação em edição, editoração e fotografia, e seu interesse e formação em história e historiografia da aviação. Seu bom gosto e bom senso e grande esperteza e sagacidade na seleção de temas e matérias enriqueceram sobremaneira nosso vocabulário e estilo narrativo. Gabriela trouxe predicados incomuns e veio para ficar, ajudando a apontar o caminho de sucesso de nosso portal.
|
|