Richard Cartmell/Unsplash
Aviação
Comercial
/ China
Na Indonésia
Antes do serviço comercial, ARJ21 começa a voar num treinamento de 100 horas
Por: Rafael Ramos
Em 3/21/2023
ARJ-21-700 Image: COMAC
A transportadora low-cost da Indonésia, TransNusa, iniciou uma campanha de treinamento de 100 horas com o jato regional chinês ARJ21 da COMAC.
O ARJ21-700 foi recebido em dezembro do ano passado, tornando a TransNusa a primeira operadora estrangeira do modelo. O treinamento antecede a entrada da aeronave em serviço de passageiros.
A transportadora tem encomendas para 30 aeronaves do tipo e usará o avião em rotas entre Jacarta, Denpasar e Yogyakarta. A TransNusa ainda não especificou uma data de entrada em serviço comercial. A aeronave acomoda até 95 passageiros.
Os aviões são fruto de um acordo de leasing com a China Aircraft Leasing Group (CALC). Em 2016 a CALC fez um pedido para 30 aeronaves do tipo, com opções para mais 30, num acordo cujo valor de tabela era de cerca de US$ 2,3 bilhões na época.
O ARJ21-700 é o primeiro jato de passageiros construído na China. Até o final de 2022, o tipo já tinha 690 pedidos de 25 clientes. Mais de 100 aeronaves já foram entregues para 9 clientes nacionais e estrangeiros.
Outro jato Chinês, mas que compete com Airbus A320 e Boeing 737, é o COMAC C919,que também deve estrear em abril e também está realizando o treinamento em voo de 100 horas. O avião iniciará o serviço comercial pela China Eastern Airlines.
COMAC C919 Image: COMAC
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|