A-29 Super Tucano Image: Embraer
Aviação
Militar
/ Europa
A-29 na Otan?
Força Aérea de Portugal busca aviões da mesma categoria do Super Tucano
Por: Rafael Ramos
Em 3/23/2023
A29 Super Tucano Image: Embraer
aviões da categoria do A-29 Super Tucano estão sendo procurados pela Força Aérea de Portugal, que é um país membro da OTAN.
No dia 16 de março, o conselho dos ministros de Portugal aprovou um orçamento para a compra de material bélico até 2034. Além disso, o país quer a aquisição de aeronaves de apoio próximo.
Esta categoria inclui aviões que podem executar missões de ataque ao solo em alvos próximos a forças amigas. A aeronave é usada como apoio para as tropas de solo. Nessa categoria está, notavelmente, o A-29 Super Tucano, da Embraer.
A Proposta de Lei de Programação Militar (LPM) tem por objetivo o investimento em material bélico entre 2023 e 2034. No total, o valor investido será de cerca de 6 bilhões de Euros.
Com a forte presença da Embraer em Portugal, inclusive com seu centro de manutenção no país, e com a aquisição do KC-390 por Portugal, o A-29 deve ser o preferido.
O país também necessita de aviões de treinamento avançado, já que não possui nenhum desde 2018, quando aposentou o Dassult-Dornier AlphaJet em 2018.
Apesar do avião militar brasileiro ser bastante popular no mundo todo, com 15 países o operando, a Força Aérea Portuguesa poderia ser a primeira operadora de Super Tucano na Europa.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|