Lockheed Martin F-35 Public Domain
Aviação
Militar
/ Europa
Forças Aéreas Unificadas
Quatro nações nórdicas concordam em unificar sistema de defesa aérea
Por: Rafael Ramos
Em 3/27/2023
General Dynamics F-16 Fighting Falcon Public Domain
As forças armadas da Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca concordaram em operar uma frota militar de 250 jatos. A carta de intenções foi assinada em 16 de março, de acordo com o que disseram as forças finlandesas e dinamarquesas, na quinta e sexta feira, respectivamente.
"O objetivo final é ser capaz de operar perfeitamente em conjunto como uma força, desenvolvendo um conceito nórdico para operações aéreas conjuntas com base na metodologia já conhecida da OTAN", disse a força aérea da Dinamarca.
Assim, a defesa aérea nórdica unificada é destinada a combater a ameaça russa. O movimento ganhou força depois do início da guerra entre Rússia e Ucrânia.
"Nossa frota combinada pode ser comparada a um grande país europeu", disse o Major General Jam Dam, Chefe da Força Aérea Dinamarquesa.
Os países operam caças F-16, F/A-18, F-35 e Gripen, mas ainda não se sabe quais farão parte do acordo.
A Noruega e a Dinamarca já são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, e a Finlândia espera se juntar dentro de semanas depois de buscar a entrada na aliança militar em maio do ano passado, juntamente com a Suécia, que também deve se unir em breve.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|