Boeing 737 MAX Winglet Image: Boeing
Aviação
Comercial
/ África
Rápida recuperação
IATA: África já voa com 93% da sua capacidade pré-covid
Por: Rafael Ramos
Em 4/4/2023
Boeing 737 MAX 8 Image: Boeing
Dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) mostram que a África já recuperou 93% da sua capacidade pré pandemia.
A recuperação, no entanto, não é igual para todo o continente, com algumas áreas se recuperando primeiro que outras. A IATA afirma que a maioria das companhias podem começar a ter lucros líquidos ainda este ano, com o número de passageiros já retornando ao que era antes da pandemia ou até ultrapassando.
A situação do mercado aéreo na África é muito melhor do que no resto do mundo, que já registrou recuperação de 85%. Espera-se que a recuperação na íntegra ocorra em 2024, com as viagens no norte e no leste da África excedendo os números de antes da pandemia.
No entanto, a IATA ressalta que a conectividade na África é muito baixa. Embora a região tenha 18% da população global, ela responde por apenas 2,1% das viagens globais.
"Outro desafio enfrentado pela aviação na África que é familiar para todos aqui é a falta de conectividade. Viajar na África é um desafio. Distâncias que não devem levar algumas horas podem levar dias simplesmente porque a conectividade não existe. Por exemplo, a rota entre Kigali e Luanda, que atualmente demora entre nove e 20 horas, demoraria três horas num voo direto”, disse o Vice-Presidente Regional da IATA para África e Oriente Médio, Kamil Al Awadhi.
Além disso, os custos operacionais das companhias na África são grandes por causa do valor do combustível de aviação, que é significativamente mais alto do que em outras regiões do mundo.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|