CC BY SA 2.0, via wikimedia commons
Aviação
Comercial
/ Ásia
Fora da China
Transnusa se torna primeira companhia estrangeira a operar o jato COMAC ARJ21
Por: Rafael Ramos
Em 4/19/2023
TransNusa ARJ21-700 Image: COMAC
A TransNusa, uma companhia aérea da Indonésia, tornou-se a primeira companhia a operar o jato chinês ARJ-21 fora do país. A companhia possui apenas um jato do modelo, com capacidade para até 95 passageiros.
A operadora deve utilizar o avião para realizar a rota entre Jakarta e Bali todos os dias, sendo que todos os assentos disponíveis já estão vendidos até 21 de abril.
O jato completou essa mesma rota pela primeira vez ontem (18).
A aeronave foi entregue pela COMAC em 18 de dezembro do ano passado, no entanto, a autoridade de aviação civil da Indonésia exige que novos tipos cumpram pelo menos 100 horas em voos de teste antes que possam ser colocados em operação comercial. Assim, os testes começaram apenas no final de fevereiro e já estão concluídos.
Além disso, o CEO da companhia, Bernard Francis, disse que os pilotos da Transnusa estão fazendo um treinamento na COMAC, em Shanghai, China.
No momento, este ARJ21-700, impulsionado pelos motores turbofan GE CF34, é o único avião chinês a operar fora da China.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|