Image: Global Aero
Aviação
Comercial
/ Américas
Evolução energética
Airbus e Pratt & Whitney se unem para desenvolver uso de SAF
Por: Rafael Ramos
Em 4/24/2023
Airbus A220 CC BY 2.0, via wikimedia commons
A Airbus e a Pratt & Whitney Canada (P & WC) uniram esforços para verificar a viabilidade de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) em Quebec (Canadá).
Além disso, as companhias farão testes de voo com um A220 com seus motores Pratt & Whitney GTF abastecidos com 100% SAF. A parceria inclui a empresa de desenvolvimento de combustível de Quebec SAF + Consortium, e o projeto tem o apoio do governo de Quebec, disse a Pratt & Whitney (P & W), controladora da P & WC, em 21 de abril.
No final de 2022, o país não tinha nenhuma produção significativa de SAF, mas o governo federal tem uma meta para que o SAF responda por 30% do uso de combustível do setor de aviação até 2030, diz o Plano de Ação Climática de Aviação do Canadá, atualizado em 2022.
O uso de SAF ainda é muito pequeno. Por exemplo, de acordo com um relatório do governo, os EUA utilizaram apenas 0,09% de SAF em 2022. No entanto, boa parte das companhias aéreas concorda que o uso do SAF é fundamental para que se atinja a meta de zerar as emissões de carbono do setor até 2050.
A P&WC, A Airbus e a SAF+ devem gastar cerca de 17 milhões de dólares canadenses (12,5 milhões de dólares) em sua nova parceria. Além disso, o financiamento do governo de Quebec pode chegar a até 50% do valor total investido no projeto e será concedido até 2027, diz a Airbus.
O e-SAF também deve ser estudado, que é o combustível produzido a partir de CO2 e hidrogênio usando equipamentos de fabricação alimentados por energia renovável, como a energia eólica, diferentemente do SAF, que é produzido a partir de matérias primas renováveis, como o óleo de cozinha usado.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|