John McArthur_Unsplash
Aviação
Comercial
/ Américas
De volta
Número de passageiros da América Latina e do Caribe em voos domésticos estão quase recuperando os níveis pré-pandemia
Por: Rafael Ramos
Em 7/17/2023
CC BY SA 2.0, via wikimedia commons
A Associação Latino-Americana e Caribenha (ALTA) mostra em seu último relatório que o Brasil, o México e a Colômbia já recuperaram seus níveis de tráfego doméstico e internacional.
O relatório publicado em 12 de julho de 2023 mostra que foram transportados 29,8 milhões de passageiros na região da América Latina e Caribe (LAC), o que representa aumento de 1,8% em relação aos níveis pré pandemia.
Quando se fala só em voos domésticos, o tráfego cresceu 10,8% no mês de maio no Brasil. Esta foi a primeira vez que o tráfego brasileiro superou os níveis pré-pandemia. O aumento foi de 3%, totalizando 7,3 milhões de passageiros transportados no período. Esses números levam o Brasil a ter o tráfego doméstico mais importante da região, sendo 81% do tráfego total em maio.
O México ficou 12% acima de seus níveis pré-pandêmicos, já Argentina e Chile superaram seus níveis de 2019 com 9% e 4%, respectivamente.
Na Venezuela, foi registrado um aumento de 58% de voos domésticos em relação a maio de 2019.
Já o tráfego internacional intra-LAC vem se recuperando lentamente, ainda mantendo-se num nível 9,8% inferior ao mesmo período de 2019.
Além disso, José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da ALTA. Ressalta que a recuperação completa é incerta: “As estimativas de junho do Banco Mundial apontam para a região da América Latina e Caribe desacelerando seu crescimento para 1,5% em 2023, o que representa uma queda de 0,2 ponto em relação à previsão de janeiro de 2023”.
A recuperação econômica da região pós-pandemia tem sido inconsistente, e paradoxalmente alguns dos países com menor crescimento econômico têm sido os que mais transportaram passageiros, como Brasil, México, Colômbia e Chile.
Com informações da ALTA.
Veja o relatório completo no link externo abaixo.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|