Harbin Y-12 Image: Harbin
Aviação
Comercial
/ China
Mercado internacional
Turboélice bimotor Harbin Y-12F recebeu seu certificado de tipo da EASA
Por: Rafael Ramos
Em 7/18/2023
Harbin Y-12 Image: Harbin
O turboélice Harbin Y-12F recebeu o seu certificado de tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). O avião chinês já tinha recebido o seu certificado de tipo pela Federal Aviation Administration (FAA) em 2016.
A certificação do avião da Harbin Aircraft, divisão da AVIC, é de importância para a cooperação bilateral de aeronavegabilidade entre a China e a União Europeia.
A aeronave realizou o seu voo inaugural ainda em 2010, mas primeira geração estreou no mercado chinês em 1985, tendo sido entregues cerca de 300 unidades para clientes militares ao redor do mundo, em forças aéreas como a do Paraguai, Peru e Guiana. Ao todo, são 18 clientes.
A certificação na Europa permite que o avião carregue até 19 passageiros ou uma carga de 3 toneladas. O avião conta com motores PT6A da Pratt & Whitney Canada, podendo alcançar a velocidade máxima de 387 km/h e com alcance de 357 km com o peso de decolagem de 8 400 kg.
O avião pode cumprir diversos tipos de missões, como transporte de passageiros e cargas, monitoramento oceânico, lançamento de paraquedas, fotografia aérea, exploração geológica, resgate médico e outros campos.
Segundo fontes, o avião deve chegar ao Brasil em breve, custando menos que os seus concorrentes. A empresa já acumula cerca de 30 intenções de compra de clientes brasileiros.
Rafael Ramos
Entusiasta da aviação desde tenra idade, teve seus primeiros contatos com a área desenvolvendo aquele bom e velho vício de passar dezenas de horas na frente das telas do Micrsoft Flight Simulator e outros simuladores. Com sólida formação em várias áreas tecnológicas, inclusive engenharia e química, Rafael se reencontra com a aviação como editor e autor de artigos e matérias de nosso portal, prestando inestimável ajuda à dinâmica e expansão do site e à comunidade aeronáutica, trazendo-nos as notícias e atualizações tão indispensáveis para que nos mantenhamos correntes em nossa área de atuação.
|
|